sábado, 28 de abril de 2012

Vocações para Hoje


Refletir em traços gerais sobre a oportunidade deste tema e o significado do mesmo leva-me necessariamente a apresentar a palavra Vocação como sinónimo de escolha que Deus faz de alguém para o Seu serviço. Assim sendo, atrevo-me a iniciar a minha breve apresentação com um comentário à segunda parte do título: para hoje.
As vocações para hoje são aquelas que são de hoje, isto é, a necessidade da descoberta vocacional leva-nos a perceber que a caminhada vocacional contemporânea já não pode esperar vocações à imagem e segundo o estilo da história que está para trás, como quem espera e busca respostas contemporâneas a partir de paradigmas pretéritos. A vocação para ser real deve ser enquadrada naquilo que tem de contexto efetivo e autêntico onde acontecerá e servirá… o mundo concreto.

As vocações de hoje são a primavera que Deus oferece à vida do mundo para que este respire alimentado pelo ardor das mesmas e as faça crescer na esperança e na certeza de verem concretizados os seus ideais de entrega, doação e devoção a Deus que as criou e elegeu. Elas, são dom de Amor, e aquilo que é dom não depende de quem recebe mas de quem dá. E quem dá, é Deus, Senhor da vida e criador de cada homem e mulher. Só Ele conhece o interior do coração de cada um para que possa rasgar diante de cada vida o melhor caminho para a verdadeira Felicidade.
Num mundo estigmatizado pelos valores que anunciam uma Igreja que já não existe ou até por uma cultura que coloca o absurdo em primeiro lugar, aquele e aquela que se sentem chamados por Deus a uma vida de especial consagração não podem fazem tábua rasa do que é a experiência do eterno no tempo. Jesus assumiu a história com a Sua encarnação para a transformar e para mostrar que é possível viver no mundo sem ser do mundo. Assim, o vocacionado descobre-se como membro integrante deste mundo que não é seu mas que lhe é dado conhecer, servir e amar.
Não precisamos de números que encham estatísticas e também o olhar público. Precisamos de homens e mulheres sinceros que buscam no discernimento das realidades temporais, qual a vontade de Deus a seu respeito e qual o melhor caminho para a felicidade. Caminho e felicidade são duas notas dominantes que nos levam à descoberta de Deus e do outro, uma vez que a história particular de cada um é repleta de encontros, alegrias e experiências de um Deus que sendo grande está presente em pequenas coisas e de uma vida que sendo pequena se torna capaz de tocar um Mistério tão grande.
As vocações que mundo necessita hoje são ícones que mostrem Deus. Ninguém buscará um sacerdote, um religioso ou uma religiosa para que estes lhe apresentem grandes qualidades e capacidades profissionais e eclesiais. Eles vêm em busca de Deus. Precisam que o nosso rosto lhes mostre a imagem de um Deus que os ama, os espera e acima de tudo os compreende. Hoje, nós vocacionados ou somos homens e mulheres de Deus ou então já teremos perdido o amor primeiro que um dia nos fez dizer Sim.
A vocação é dom específico do Amor de Deus, termino, por isso,  com uma breve alusão à Mensagem de Sua Santidade o papa Bento XVI para este 49º Dia Mundial de Oração pelas Vocações: Trata-se de um amor sem reservas que nos precede, sustenta e chama ao longo do caminho da vida e que tem a sua raiz na gratuidade absoluta de Deus. O meu antecessor, o Beato João Paulo II, afirmava – referindo-se ao ministério sacerdotal – que cada «gesto ministerial, enquanto leva a amar e a servir a Igreja, impele a amadurecer cada vez mais no amor e no serviço a Jesus Cristo Cabeça, Pastor e Esposo da Igreja, um amor que se configura sempre como resposta ao amor prévio, livre e gratuito de Deus em Cristo» (Exort. ap. Pastores dabo vobis, 25). De fato, cada vocação específica nasce da iniciativa de Deus, é dom do amor de Deus! É Ele que realiza o «primeiro passo», e não o faz por uma particular bondade que teria vislumbrado em nós, mas em virtude da presença do seu próprio amor «derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo» (Rm 5, 5).

Pe. Pedro Manuel,
Prefeito e Ecónomo do Seminário de S. José

Cortesia Seminário de S. José

Nenhum comentário:

Postar um comentário