quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Introdução à Catequética na Faculdade de Teologia - Braga (Informações)

 
A missão da Igreja, tornar presente e actuante o Mistério de Deus no mundo, realiza-se nas diversas mediações eclesiais. De entre elas ganha especial destaque a catequese ao serviço da iniciação cristã. Exemplo dessa preocupação são as palavras de Bento XVI quando, falando aos Bispos, refere que a Igreja deve oferecer a todos os fiéis uma iniciação cristã exigente e atractiva, camunicadora da integridade da fé e da espiritualidade radicada no Evangelho, formadora de agentes livres no meio da vida pública.
Assim, e no seguimento das imensas acções de formação desenvolvidas nos últimos anos pelos serviços de formação do Departamento Arquidiocesano de Catequese (DAC), a preocupação formativa imediata vai no sentido de uma formação especializada. Nesse sentido, a Faculdade de Teologia - Braga, em colaboração com o DAC, organiza um Curso de Introdução à Catequética no próximo ano lectivo. Este curso de extensão universitária destina-se a todos os agentes de pastoral, sobretudo os que já realizaram outras acções de formação, e pretende habilitar para a percepção da “pedagogia Divina ao longo da história do Povo de Deus”, tomando “consciência que a Igreja, hoje, deve ser continuadora dessa pedagogia”, numa lógica de iniciação cristã.

As inscrições podem ser feitas,  na Faculdade de Teologia ou nos Serviços Centrais da Arquidiocese de Braga (tlf: 253 203 180, email: catequese@diocese-braga.pt Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ).

Refira-se que as aulas – às sextas-feiras à noite – terão a duração de dois semestres e incluem as seguintes disicplinas: Catequética, História da Catequese, Mensagem Cristã, Pedagogia Catequética,  Psicossociologia e a Catequese na Igreja Particular. Os estudos andarão à volta das “linhas fundamentais de reflexão dos Documentos catequéticos contemporâneos”, do “saber o que é o Catecumenado e suas implicações para a catequese” ou como “valorizar a identidade do catequista”, passando pela “leitura crítica da História da Catequese, comparando-a com a História da Igreja e das sociedades” bem como “conhecer a História da Salvação, como conteúdo catequético”, terminando no “aprofundar a relação entre os métodos e suas qualidades”; “conhecer os diferentes itinerários apresentados ao longo da história da Igreja” ou “saber como se organiza a pastoral catequética numa Paróquia e numa diocese” e, por fim, como “realizar um projecto de catequese, a partir de uma realidade concreta”.
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